Eng. Geotécnica-ambiental

Análise de Riscos ASTM RBCA

O procedimento RBCA (Risk-Based Corrective Action) é uma metodologia eficiente de tomada de decisões baseadas no risco, com base na norma ASTM 204-01, desenvolvida para áreas com problemas de contaminação por hidrocarbonetos derivados de petróleo, e que tem sido aceita por diversos órgãos ambientais como parte ativa do processo de gerenciamento de áreas contaminadas.

No RBCA, a quantificação do risco toxicológico é realizada por meio da identificação:

1- das características físico-químicas dos contaminantes de interesse (solubilidade, volatilidade, toxicidade, etc.);
2- do meio impactado (porosidade efetiva, gradiente hidráulico, condutividade hidráulica, fração de carbono orgânico, etc.);
3- dos mecanismos de transporte ou vias de exposição (água subterrânea, solo e ar);
4- das vias de ingestão (ingestão, inalação e contato dérmico);
5- dos receptores.

Com base nestas informações, utilizando-se modelos matemáticos de transporte de contaminantes, determinam-se as metas de remediação, que são as maiores concentrações admissíveis aos pontos receptores sem causar danos ou riscos à saúde humana ou ambiental.

A grande vantagem do método é a redução de custos na etapa de remediação, uma vez que as metas calculadas geralmente são mais viáveis de atingir-se, justamente por se considerar as particularidades do meio e os fatores de atenuação dos contaminantes.

A Pressa Engenharia dispõem de profissionais habilitados a realizar este estudo, além de software computacional específico para este fim.
Pressa Engenharia Ltda.
Rua Demócrito Cavalcanti, 200 - Afogados, Recife-PE
Fone / Fax: (81) 3428.1687